Tipos de mamilos x Amamentação

Olá, hoje o POST vai ser sobre os tipos de mamilos e sobre a amamentação também. O bom dessa matéria é que você vai poder identificar o tipo do seu mamilo e procurar cuidados antes mesmo da amamentação. Vamos lá:

Mamilo NORMAL
Mamilo COMPRIDO
Mamilo PLANO
Mamilo INVERTIDO


92% das mulheres têm mamilos normais, ou seja, nem muito para fora, nem liso, nem para dentro. Isso significa que a imensa maioria delas não terá qualquer problema para amamentar, pelo menos no que diz respeito ao mamilo.


Algumas mães têm um mamilo bem comprido. O problema desse tipo de mamilo é que o bebê tem a tendência de pegar só o bico, sem abocanhar a aréola. Se o bebê pegar só o mamilo, as rachaduras certamente virão. E a dor é intensa.
Bom, de qualquer forma, é um problema muito simples de resolver. Basta você tentar amamentar em diferentes posições, fazendo pequenas variações, até descobrir qual a posição que faz com que o bebê abocanhe a maior parte possível da aréola.
Se o bebê pega boa parte da aréola, não haverá problema. (Que não foi o meu caso, infelizmente minha pequena pegou só o bico e feriu bastante.)


O mamilo plano é aquele que não é “para fora” nem “para dentro”.
Mamilos planos não costumam trazer grandes problemas para a amamentação, por que são mais fáceis de corrigir do que os mamilos invertidos. Muitas vezes, quando o bebê é forte, a simples sucção faz com que os mamilos planos voltem ao normal.
O Segredo de amamentar com mamilos planos é fazer o bebê abocanhar o máximo de aréola possível. Também podem ser usadas as conchas para formar bico, além de exercícios e bombinhas de sucção. Antes de amamentar, pode-se também aplicar um pouco de gelo na aréola ou pinçar a aréola com os dedos. Em algumas mulheres, isso fará o bico aparecer.
Muitas vezes o mamilo plano é confundido com o ingurgitamento mamário. Acontece que, quando as mamas estão muito cheias, o mamilo pode ficar liso, mesmo que não seja plano. Nesse caso, basta ordenhar o leite para normalizar a situação.


Apenas 0,5% das mulheres têm mamilo invertido.
Há variados graus de inversão, alguns são fáceis de corrigir e outros não.
Do mesmo modo que existem os mamilos falso-planos, existem mamilos falso-invertidos.
Se os mamilos forem verdadeiramente invertidos, a amamentação pode ficar um pouco dificultada, mas é possível amamentar mesmo assim. É necessário paciência e tempo. Podem ser usadas as mesmas técnicas utilizadas nos mamilos planos:
Concha
Exercícios
Bombinha de sucção
Gelo
Pinça manual
Tudo com muito cuidado para não machucar.
Existe cirurgia para corrigir mamilos invertidos, mas costuma ser utilizada apenas para fins estéticos.


0 comentários:

Postar um comentário

Mãe antes dos 20 Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados